19/06/2018 | Pensão

Pensão por morte pode ser dividida entre esposa e companheira

https://pixabay.com/pt/pedra-celta-atravessar-antigos-1205248/

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez que a última comprovou em juízo a união estável que mantinha com ele.
A decisão foi confirmada pelo TRF4 com o fundamento de que o servidor sustentava as duas famílias.
A mulher requereu em juízo o montante de 50% do valor total da pensão que a viúva percebia, alegando que vivia em união estável com o servidor desde 2006 até a data do seu falecimento.
A esposa apelou alegando que não haviam provas da união estável entre a mulher e seu marido, mas a 3º Turma negou, por unanimidade, o apelo, sustentando que “O estado civil de casado do servidor falecido não impede a concessão do benefício à companheira em conjunto com a esposa, com a qual mantinha convivência, porquanto as provas produzidas nos autos demonstram a existência da união estável e da relação de dependência econômica de ambas em relação ao servidor, devendo, por conseguinte, ser rateada proporcionalmente a pensão entre a esposa e a autora”.
 
Fonte: TRF4 - http://saberprevidenciario.com.br/pensao-por-morte-pode-ser-dividida-entre-esposa-e-companheira/
COMPARTILHE:
LEIA MAIS
29/03/2018

Segurada consegue reaver pensão indevidamente suspensa pelo INSS

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez ...
CONTINUAR LENDO
28/06/2023

TRU firma entendimento sobre valor de pensão por morte para óbitos posteriores à EC 103/2019

A pensão por morte de um Servidor Público da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falecido em 2014, foi dividida entre a esposa e a companheira, uma vez ...
CONTINUAR LENDO

ATENÇÃO: CLIQUE NOS LINKS E FIQUE POR DENTRO DOS GOLPES VIRTUAIS !

 

* Golpe dos precatórios - OAB/RS

* Golpe dos precatórios - TJRS

 

Rua Félix da Cunha, 1009, conjunto 402, Bairro Moinhos de Vento, CEP 90570-001.

Fone/WhatsApp (51) 32874700.